Circulação das artes é tema de seminário da PNA

O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes realizam, em Brasília, nos dias 30 e 31 de julho, o 1º Seminário do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA).  O tema do evento – “circulação nacional e internacional das artes” – será aprofundado pelo presidente da Funarte, Francisco Bosco, logo no início das discussões.

Foram convidados para a abertura o diretor de artes do British Council no Brasil, Luiz Coradazzi, e o diretor geral da Redelat (Red de Promotores Culturales de Latinoamérica y el Caribe), da Colômbia, Octávio Arbeláez. Eles farão um panorama do funcionamento dos mercados das artes em relação à circulação de artistas e produções culturais, assim como, das políticas de incentivo à internacionalização das artes no Reino Unido e na Colômbia.

No segundo dia de atividades, o público e os representantes das seis linguagens – artes visuais, circo, dança, música, literatura e teatro – se dividem e participam de duas atividades: rodas de conversas com dois convidados de cada área, pela manhã, e grupos de trabalho, à tarde.

Mesas Redondas
Para tratar de artes visuais, estão confirmados a professora de Museologia, pesquisadora e diretora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Manuelina Duarte (CE/DF) e o pesquisador e curador de arte contemporânea Moacir dos Anjos. Já os convidados da área circense são Carolina Garcez, responsável pela área de Circo na Gerência de Ação Cultural do Sesc-SP e a produtora e curadora do Festival Mundial de Circo (FMC), Fernanda Vidigal.

Personalidades da dança brasileira como a bailarina Iracity Cardoso e a professora e pesquisadora, Lenora Lobo, também participarão das atividades do dia 31 de julho. A mesa de literatura será representada pelo curador das edições 2014 e 2015 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Paulo Werneck e a presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre) Raquel Menezes

A diretora e produtora musical Melina Hickson e o compositor e produtor musical Thiago Cury conduzirão as discussões na área de música. E para debater as questões relacionadas ao teatro, estarão presentes Dane de Jade, atriz-pesquisadora e atual secretária de Cultura do Crato (CE), e o diretor teatral, cenógrafo e figurinista, Márcio Meirelles.

Grupos de trabalho
Os grupos de trabalho serão formados com os participantes das discussões da parte da manhã que irão, à tarde, elaborar propostas efetivas para serem inseridas na Política Nacional das Artes tendo como foco o tema do seminário. Os trabalhos serão moderados pelos articuladores da PNA: Jacqueline Medeiros (artes visuais); Junior Perim (circo); Rui Moreira (dança); Sérgio Cohn (literatura); Cacá Machado (música) e Marcelo Bones (teatro).

As atividades serão abertas ao público e gratuitas, com transmissão ao vivo pelo site do Ministério da Cultura (MinC), www.cultura.gov.br e pela plataforma digital do PNA www.culturadigital.br/pna. As reuniões também serão gravadas em vídeo e disponibilizadas no canal do youtube do ministério.

Programação completa

30 de Julho – Quinta-feira
Palestras de Abertura: I Seminário Circulação Nacional e Internacional das Artes.
Horário: 19h
Local: Funarte Brasília (Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília, DF)

31 de julho – Sexta-feira
Local: Edifício Parque Cidade (Edifício Parque Cidade Corporate – SCS Quadra 09 Lote C Torre B do 10 ao 12º andar).

9h às 12h30 – Mesas Redondas das Linguagens Artísticas com convidados
Artes Visuais: Manuelina Duarte (CE/DF) e Moacir dos Anjos (PE)
Circo: Carolina Garcez (SP) e Fernanda Vidigal (MG)
Dança: Iracity Cardoso (SP) e Lenora Lobo (DF)
Literatura: Paulo Werneck (RJ) e Raquel Menezes (RJ)
Música: Melina Hickson (PE) e Thiago Cury (SP)
Teatro: Dane de Jade (CE) e Márcio Meirelles (BA)

14h às 17h – Grupos de Trabalho das Linguagens Artísticas com mediação dos articuladores da Política Nacional das Artes
Artes Visuais: Jacqueline Medeiros
Circo: Junior Perim
Dança: Rui Moreira
Literatura: Sérgio Cohn
Música: Cacá Machado
Teatro: Marcelo Bones

Fonte: Ascom MinC

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *