Boitempo Editorial.

Tel: (21) 3322 5121
Rua Pereira Leite, 373 CEP 05442-000 São Paulo SP
vendas@boitempoeditorial.com.br
www.boitempoeditorial.com.br

A Boitempo é uma editora que ousou ter cara. Em meio à enxurrada de lançamentos que invadem as livrarias, a casa editorial, criada em 1995, conquistou seu espaço produzindo livros de qualidade.

Construiu um catálogo consistente, com opções editoriais claras. O reconhecimento de nosso trabalho se dá pela ampliação de nossos autores e leitores, mas também na conquista de prêmios importantes, como, por exemplo, o Jabuti em várias categorias, o Clio de História e o Melhor Ensaio da Academia Paulista de Letras, entre outros. Em 2007, a Latinoamericana recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Não-Ficção.

O nome da editora, extraído do título de um poema de Carlos Drummond de Andrade, foi a forma encontrada para homenagear o maior poeta brasileiro. Essa inspiração norteia nossa escolha de publicações literárias, que vai de obras consagradas(a Coleção Clássicos) à publicação de autores novos e ousados:Edyr Augusto, Flávio Aguiar, João Carrascoza, Márcio Moraes Valença e Roniwalter Jatobá, entre outros.

O carro-chefe da editora tem sido a linha de ensaios, voltada para nossa história passada e contemporânea. Os temas tratados vão desde economia até política e história, incluindo tropicalismo, indústria fonográfica brasileira, televisão, ditadura militar, migrações para o estrangeiro, neoliberalismo trabalho, capitalismo, comunismo, marxismo, questões de gênero, filosofia, educação, ética e meio ambiente. Temos um catálogo variado e amplo, com obras que se tornaram referência em diversos centros de ensino e pesquisa.

Reunimos autores de prestígio internacional, como: Boaventura de Sousa Santos , Edward Said, Ellen Wood, Emir Sader, Francisco de Oliveira, François Chesnais, Giorgio Agamben, Immanuel Wallerstein, István Mészáros, Maria Rita Kehl, Michael Löwy, Mike Davis, Perry Anderson e Slavoj Zizek.

Temos ainda quatro coleções, coordenadas por alguns dos principais intelectuais brasileiros da atualidade: Estado de Sítio, cujo coordenador é Paulo Arantes; Marxismo e Literatura, sob os cuidados de Leandro Konder; Mundo do Trabalho, idealizada e mantida por Ricardo Antunes; e Paulicéia, com a coordenação de Emir Sader. Também criamos uma coleção com toda a obra de Karl Marx e Friedrich Engels, em novas edições comentadas e com traduções feitas diretamente dos originais em alemão.

A Boitempo edita ainda a revista semestral de estudos marxistas Margem Esquerda, que reúne artigos e reflexões de pensadores fundamentais do Brasil e de outros países.

Acreditamos estar consolidando a Boitempo como uma editora conceituada e respeitada no meio editorial, na academia e entre o público leitor. E com essa convicção nos colocamos à disposição para quaisquer informações sobre nossos títulos, reafirmando o cuidado com o produto final e o respeito ao leitor, ao autor e aos colaboradores como ponto principal de nossa atuação.