Festas das editoras independentes no Jabuti

Livros premiados estão à venda na Primavera Literária, edição Rio de Janeiro, no Museu da República, até domingo

Seis editoras independentes associadas à Liga Brasileira de Editoras (Libre) foram agraciadas com o 57º prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil — Alameda Casa Editorial, Cosac Naify, Pallas e Pallas Míni, Terceiro Nome e Balão Editorial. A cerimônia que anunciou os vencedores de 2015 aconteceu na última quinta-feira (3/12), no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
 
Publicado pela Alameda Casa Editorial, ‘A casa da vovó: uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar’, do jornalista Marcelo Godoy, venceu como livro do ano, na categoria não ficção. ‘A casa da vovó’ é um livro-reportagem que mostra como operava o DOI-Codi, órgão de repressão para onde eram levados e onde sofriam torturas inimigos do regime durante a ditadura militar.
O Jabuti premia os três primeiros colocados em cada categoria. As editoras independentes também foram contempladas com os seguintes prêmios:
Contos e Crônicas – 2º Lugar – Dez Centímetros Acima do Chão – de Flavio Cafiero – Cosac Naify; 3º Lugar – Olhos D’água – de Conceição Evaristo – Pallas Editora. Gastronomia – 1º Lugar – Gente do Mar – Vida e Gastronomia dos Pescadores Brasileiros – de Ricardo Maranhão – Terceiro Nome. Ilustração – 2º Lugar – Lobisomem sem Barba – Ilustrador(a): Wagner Willian – Balão Editorial. Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil – 1º Lugar – A Força da Palmeira– Ilustrador(a): Anabella López – Pallas Míni. Romance – 2º Lugar – Caderno de um Ausente – de João Anzanello Carrascoza – Cosac Naify.
 
A Primavera Literária vai até domingo (6/12), no Museu da República, com a participação de 100 editoras independentes, mais de 15 mil títulos à venda e descontos de até 50%. O horário é das 10h às 21h.

1 responder

Deixe uma resposta

Quer participar?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *