Primeiro dia na Casa Libre e Nuvem de Livros na Flip teve poesia, literatura negra e discussão sobre infância

Com significativa presença de público e a confirmação da aposta na bibilodiversidade, começou nesta quinta a programação da Casa Libre e Nuvem de Livros em Paraty. A partir do tema da intolerância, três mesas e um bate-papo se propuseram a diversos olhares e variadas perspectivas.

Rosana Mont’Alverne e Clovis Levi, autores ligados, de várias maneiras, à infância, discutiram o que seja “Ser criança neste mundo”. Os autores pensaram desde a necessidade do investimento numa educação includente, e nesse âmbito o papel da literatura infantil, até a triste realidade da exploração de crianças no mercado de trabalho.

Na sessão seguinte, Ana Paula Alves Ribeiro e Maria Alice Rezende, pesquisadoras da UERJ que refletem acerca do lugar do negro na cultura brasileira, discutiram diretamente a exclusão racial em vários de seus aspectos, além de desmascararem vários mitos da mestiçagem brasileira.

Os poetas Zé Luis Rinaldi e Luis Maffei trouxeram a peculiar e resistente voz da poesia ao debate, provocando lugares de diferença e tolerância a partir da especialidade do poético, especialmente num mundo tão dado a discursos prontos.

Enfim, Suzana Vargas entabulou, diante de um grande público, um papo com a consagrada escritora Conceição Evaristo. Conceição trafegou, biograficamente, desde sua infância pobre em Belo Horizonte até seu lugar de destaque na universidade carioca, e bibliograficamente, de sua estreia, em 1990, até seu mais recente volume, o poético Olhos d’água. No final, a escritora recitou o conto-título de seu livro, numa apoteose que provocou demorado aplauso da audiência.

Foi uma auspiciosa jornada de estreia a da Casa Libre e Nuvem de Livros 2015, confirmando a expectativa de debates ricos e produtores de vivas e duradouras inquietações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *