Aletria promove curso ‘A Arte de Contar Histórias’

Aletria promove curso ‘A Arte de Contar Histórias’

Considerada uma das formações em narração de histórias mais tradicionais do país, o curso A Arte de Contar Histórias, oferecido pelo Instituto Cultural Aletria, está com inscrições abertas.  O curso será realizado às quartas-feiras, das 16h às 19h, de 06 de agosto a 29 de outubro e será ministrado pela renomada contadora de histórias Rosana de Mont’Alverne Neto. A formação é destinada tanto a iniciantes quanto a narradores que estão se profissionalizando, bem como interessados pela arte de contar histórias em geral.

No curso, Rosana aborda os vários gêneros de contos populares, sua importância, como surgem em comunidades diferentes e  como abordá-los na prática em nossa comunidade. Para tanto, são necessárias leituras e muita prática para perceber, reconhecer e expressar o que há de essencial neles. O conteúdo inclui também as características básicas que distinguem o conto popular do conto literário. O curso pretende ser teórico e prático, com ênfase na pesquisa e na performance do contador de histórias.

Ao longo da formação, serão propostos exercícios, dinâmicas e técnicas de voz, ritmo, gestos, pausas, olhar e memorização; narração de contos literários e da tradição oral; escolha do figurino, música e ambientação do espaço do contador de histórias; formação do repertório do narrador; fundamentação teórico-metodológica e reflexão/discussão sobre a narração de histórias na escola como instrumento de estímulo à leitura, formação de valores e ampliação do repertório de leitura do mundo.

Rosana é mestre em educação pela UFMG, fundadora do Instituto Cultural Aletria, professora do curso A arte de contar histórias há 10 anos e contadora de histórias profissional há 18 anos. Rosana idealizou e coordenou os projetos CONTO SETE EM PONTO, que durante 14 anos promoveu Noites de Contos mensalmente em Belo Horizonte, e FEIRA DE HISTÓRIAS, que promoveu sessões de narração de contos aos sábados, de 2007 a 2012, no quarteirão fechado da Av. Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia.

Contar histórias é uma arte! Você não pode perder essa oportunidade!

Serviço
Curso “A arte de contar histórias”
Período: 06 de agosto a 29 de outubro de 2014 (quartas-feiras)
Horário: de 16h às 19h
Local: Centro de Arte Popular – Cemig
Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes – BH/MG – Circuito Cultural Praça da Liberdade
Investimento: 660,00 reais + 85,00 (matrícula), podendo ser dividido em até 3 vezes de 220,00 reais.
Observação: a primeira parcela deve paga no ato da matrícula.
Pagamentos à vista tem 7% de desconto (exceto no valor da matrícula), totalizando 613,80 reais.

Mais informações: (31) 3296-7903 ou aletria@aletria.com.br

webmaster@criatudo.com.br

Os comentários estão fechados.