Astrologia e oportunidades para novos escritores são destaques no Salão do Livro de Guarulhos

Astrologia e oportunidades para novos escritores são destaques no Salão do Livro de Guarulhos

Será que os astros realmente determinam a nossa vida e nosso destino? Essa foi uma das muitas questões esclarecidas pela astróloga Claudia Lisboa, na tarde do último domingo (14/9), no Thomeozão, onde acontece a 4ª Edição do Salão do Livro de Guarulhos: cidade amiga da leitura.

Além de traçar os pontos que aproximam a astronomia da astrologia, Claudia esclareceu em que medida o conhecimento sobre os signos zodiacais podem ajudar as pessoas em suas escolhas.

“Muitos jovens me procuram no período pré-vestibular para receber orientações quanto a suas escolhas profissionais, porque conhecendo melhor seus talentos e tendências para que possam obter sucesso e reconhecimento na vida profissional”.

No espaço Pablo Neruda, as jornalistas Valéria Martins e Isa Pessoa responderam perguntas de interessados em atuar profissionalmente no mercado literário, traçando um paralelo entre as profissões do jornalista e a do escritor.

Ideologia e literatura na América Latina. Esse foi o tema que o escritor argentino Mempo Giardinelli trouxe para problematizar a capacidade do livro em ampliar o olhar sobre o mundo: “Me recordo de um belo poema, de Octávio Paz, que diz que o mundo não muda após um beijo de amor; um poema muda o mundo, que não é mais o mesmo depois da poesia. Se Deus existe eu não sei, só sei que existe um grande poema”.

Giardinelli comentou também sobre os impactos negativos que a ditadura na argentina teve para o hábito da leitura: “em 1986, começamos um processo de recuperação da leitura na Argentina e, há dois anos, declaramos o fim do analfabetismo no país”.

E para encerrar a noite, o poeta Luís Maffei e a escritora Mônica Montone apresentaram Signos de Camões em Canções, um projeto encantador que congrega poesia e música, diante da dúvida sobre o signo zodiacal de Luís de Camões.

Mônica e Luís contam que a ideia surgiu a partir da paixão pela obra do poeta luso que rendeu, neste trabalho, um repertório com 12 músicas, cada uma delas relacionadas a um dos signos do zodíaco. “Como a data de nascimento de Camões é desconhecida, interpretamos diferentes canções, sempre pensando como ele seria se tivesse nascido em cada um dos signos”, explica Mônica.

O resultado no palco é surpreendente. Interpretando músicas como Vapor Barato, do grupo carioca O Rappa, O Quereres, de Caetano Veloso, Todo amor que houver nessa vida, de Cazuza, Sereníssima, do grupo Legião Urbana, Eu sei que vou te amar, de Vinícius de Moraes, entre outras, Luís cativou a plateia com um show intimista e genial, acompanhado pela belíssima voz de Mônica.

Serviço
4º Salão do Livro de Guarulhos – Cidade Amiga da Leitura
De 12 a 21 de setembro, no Thomeozão (Av. João Bernardo de Medeiros, 762 – Bom Clima); segunda a sexta, das 8 às 22h; sábados e domingos, das 10 às 22h. Entrada gratuita.
Estacionamento grátis aos finais de semana, das 9h30 às 22h, no Paço Municipal

(Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos)

webmaster@criatudo.com.br

Os comentários estão fechados.