Casa Libre e Nuvem de Livros marca presença em Paraty com pluralidade editorial

Casa Libre e Nuvem de Livros marca presença em Paraty com pluralidade editorial

Inserida na programação da Off Flip das Letras, organizada pelo Selo Off Flip, o espaço dedicado à bibliodiversidade foi um sucesso e estará de volta a Paraty em 2015

Novidade em Paraty, a Casa Libre e Nuvem de Livros, aberta ao público de 31 de julho a 2 de agosto, se consolidou como um espaço dedicado à pluralidade editorial e à discussão de ideias e políticas para o mercado editorial brasileiro. Cerca de 3 mil pessoas visitaram a casa e participaram da programação elaborada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), onde aconteceram debates, bate-papos, saraus e atividade infantil.

Com início às 23h59, as leituras de textos e performances  ‘Meia-noite Erotika’, com a escritora Clara Averbuck e o grupo de leitura dramática Cozinha Experimental, e ‘Meia-noite com Camões’, com o escritor Luis Maffei e a escritora e cantora Mônica Montone, e foram pontos altos da programação. O sucesso da 'Meia-Noite Erotika', na quinta, foi tanto que o evento ganhou uma sessão extra, no sábado, às 21h59.

“O interesse do público pela programação e pelas questões que a Libre e as editoras independentes propõem no mercado editorial, como a bibliodiversidade, confirma a ilimitada curiosidade literária do leitor. Mobilizamos as pessoas que estavam em Paraty e elas encontraram acolhimento na Casa Libre e Nuvem de Livros. Discutimos literatura, edição, tecnologia, política internacional, sempre com a casa lotada, as pessoas assistindo pela janela", afirma Haroldo Ceravolo Sereza, presidente da Libre.

O debate 'Livros e política’, as mesas ‘As apostas de editar’ e ‘A infância e o livro’ e o bate-papo ‘Uma vida com a ficção’, com o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Antonio Torres, foram sucesso de público. Também esteve na Casa outro membro da ABL, Arnaldo Niskier, para debater o Plano Nacional de Educação. Os dois são curadores da biblioteca virtual Nuvem de Livros, parceira da Libre no evento.

O ‘Ato literário pela paz na Palestina’, que aconteceu no sábado, lembrou a necessidade de uma solução para o conflito que já vitimou milhares de habitantes de Gaza. O público assistiu a um recital de poemas de autores árabes, declamados na língua original e em português, com a presença do professor da USP e editor Paulo Farah e da historiadora Marcia Camargos.

O sucesso da primeira edição da Casa Libre e Nuvem de Livros motiva a Liga Brasileira de Editoras Independentes a estar de volta a Paraty em 2015.

Leia mais:
Libre e Nuvem de Livros promovem bibliodiversidade em Paraty

Libre participa da Off Flip das Letras

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta