Catálogo brasileiro da Feira de Frankfurt promove bibliodiversidade

Catálogo brasileiro da Feira de Frankfurt promove bibliodiversidade

A Feira do Livro de Frankfurt, que começa no próximo dia 9 de outubro, recebe o Brasil como convidado de honra. Mais de 70 autores vão representar os escritores brasileiros na Alemanha. É uma oportunidade para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a riqueza, a diversidade e a vitalidade  e a criatividade cultural brasileira. 

Já nos últimos preparativos antes do evento a Câmara Brasileira do Livro apresentou o catálogo de títulos que estarão em exposição no estande brasileiro de 700 metros quadrados. 

O catálogo reúne títulos de 170 editoras, sendo que 65 fazem parte do projeto Brazilian Publishers, e mais de mil títulos – cada editora incluiu 6 livros – entre ficção, não ficção,  infantojuvenil, segmentos religioso e CTP. Segundo Karine Pansa, presidente da CBL, a maioria das editoras é de pequeno e médio porte. “Tivemos uma preocupação muito grande com a questão da bibliodiversidade ”, conta Karine, “até porque algumas grandes editoras já estavam indo por conta própria”, complementa.

O objetivo é ampliar a internacionalização dos editores brasileiros e aumentar a experiência internacional. A Libre – Liga Brasileira de Editoras, participou ativamente no projeto de expandir a participação de editores brasileiros, sobretudo pequenos e médios. Para Ceravolo, presidente da associação, "a atuação da Libre, da Apex e da CBL, em conjunto com a Biblioteca Nacional, permitiu ampliar em muito a participação dos editores brasileiros em Frankfurt. E ampliar com formação de editores e materiais bem elaborados de apresentação de catálogos".

"A ideia é que os editores não só comecem a apresentar mais autores brasileiros no exterior, mas também que ganhem em profissionalização. Frankfurt é uma feira de negócios, mas também é uma feira de tendências, e mesmo quem não fechar alguma venda ou compra por lá vai trocar conhecimentos que poderá aplicar em suas empresas aqui.", explica Ceravolo.

Leia aqui o texto "Brasil, o país da diversidade e da bibliodiversidade", escrito por Haroldo Ceravolo para o catálogo da CBL. 

Para ver o catálogo  da CBL, clique aqui.

(Com informações do site Publishnews)

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta