Começa hoje o 8º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte

Começa hoje o 8º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte

Maior evento do gênero no Brasil, o 8º Festival Internacional de Quadrinhos traz para Belo Horizonte uma intensa programação, totalmente gratuita, com mais de 80 convidados.

O traço como arte e ferramenta de comunicação de impacto imediato e sedutor. Conhecidos como a nona arte, os quadrinhos são celebrados em mais uma edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ, evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura entre os dias 13 e 17 de novembro, na Serraria Souza Pinto. O festival fará, nesta edição, uma homenagem à obra do cartunista Laerte Coutinho.

Mais do que um evento, o FIQ se reafirma como uma grande celebração do gênero, trazendo para Belo Horizonte exposições, artistas de estilos bem distintos, debates, oficinas e estandes que dimensionam a diversidade que os quadrinhos alcançaram e o alto patamar que ocupam na cultura brasileira e internacional. A edição deste ano conta com o patrocínio da Oi.

Ao todo, 85 convidados da cena local e também de várias partes do Brasil e do mundo vão se reunir nesses cinco dias, atraindo para Belo Horizonte leitores, artistas e editores nacionais e internacionais. Sediado num espaço central e com fácil acesso por meio de transportes públicos, o FIQ tem programação integralmente gratuita, com entrada e saída livres.

Criado em 1999 e realizado a cada dois anos, o FIQ tem sido uma peça fundamental no processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil. Como o maior evento do gênero no país, o festival é referência obrigatória para os quadrinistas e público, uma vez que apresenta um painel da produção contemporânea de quadrinhos no mundo e propicia o intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais. “Belo Horizonte se orgulha de ser sede de um festival dessa envergadura sobre um tema tão envolvente como os quadrinhos. Nosso compromisso é melhorá-lo a cada edição. A tentativa da Fundação Municipal de Cultura para este ano é superar ainda mais o público da edição anterior, que ficou na casa de 150 mil pessoas. Para isso, o festival está sendo tratado com todo o zelo que merece. Será um belo evento”, avalia Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura.

As trocas e encontros que acontecem em função do festival também são motivo de orgulho para a organização. “O FIQ hoje, além de ser o maior festival do país em número de convidados e atrações, e também em longevidade, tem uma importância muito grande por ser um ponto referencial dos quadrinhos, aquele momento para o qual artistas e editores se mobilizam, preparam novas publicações e trocam ideias. Existe uma mobilização da cena que começa a acontecer muito tempo antes do festival”, destaca Afonso Andrade, coordenador de quadrinhos da Fundação Municipal de Cultura, que assina a curadoria geral do evento ao lado de Daniel Werneck.

Crescimento
O coordenador de quadrinhos da Fundação Municipal de Cultura, Afonso Andrade, destaca que o FIQ vem crescendo não apenas verticalmente, em número de convidados, exposições, atrações e público, mas também horizontalmente, ao se propor a funcionar como um catalisador para que quadrinistas tenham mais acesso às ferramentas e instrumentos de viabilização de suas artes. “O festival incrementa suas ações na questão da profissionalização. Paralelo às atrações, vamos realizar uma rodada de negócios em parceria com o Sebrae Minas, na qual quadrinistas que se inscreveram e foram selecionados vão ter seu trabalho avaliado e comentado por agentes e editores do Brasil, EUA e Europa, sendo ao todo 15 editoras”, destaca Andrade. Ele ainda destaca o caráter de incentivo à leitura e às artes que o festival investe ao oferecer visitações para grupos de escolas.

Confira a programação completa aqui, e mais informações (em formato HQ), aqui.

Serviço
8º Festival Internacional de Quadrinhos
De 13 a 17 de novembro
Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte / MG
Entrada gratuita
Site: www.fiqbh.com.br
Email: fiqdirecao@gmail.com

Leia mais:
Festival de Quadrinhos de Belo Horizonte faz homenagem à obra do cartunista Laerte Coutinho

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta