Edital da BN incentiva tradução de obras brasileiras

Edital da BN incentiva tradução de obras brasileiras

O Brasil é o grande homenageado da Feira do Livro de Frankfurt deste ano, que acontece de 9 a 13 de outubro. Com o objetivo de difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior, a Fundação Biblioteca Nacional lançou um edital oferecendo incentivo a editoras estrangeiras que queiram traduzir para qualquer idioma, publicar e distribuir, no exterior, obras de autores brasileiros relacionadas a literatura e humanidades. Entre os gêneros estão romance, conto, poesia, crônica, infantil e/ou juvenil, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio de ciências sociais, ensaio histórico, ensaio científico e antologias de poemas e contos, integrais ou em parte.

O incentivo poderá ser concedido a editoras com projetos de traduções inéditas, novas traduções ou reedições de obras já traduzidas no país e que estejam esgotadas e fora de mercado há pelo menos três anos. O apoio tem como objetivo principal garantir, parcial ou totalmente, as despesas de editoras com a tradução da obra de autores brasileiros.

Conforme o texto do edital, cada projeto apoiado receberá o máximo de USS 8 mil. Tanto os projetos enviados para avaliação, quanto os projetos aprovados deverão respeitar as normas e os critérios estabelecidos no edital do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior.

Se sua editora for a Frankfurt e planeja vender direitos autorais, a apresentação desses editais aos interessados pode facilitar a negociação.

Confira aqui o Edital em Português e Inglês.

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta