Editora de Cultura lança <i>Lendas de frutas e árvores do Brasil</i>

Editora de Cultura lança Lendas de frutas e árvores do Brasil

Este livro traz lendas inspiradas na tradição popular, sobretudo nas contribuições cabocla, indígena e africana. São narrativas que têm em vegetais, como o milho, o açaí, a mandioca, o inhame e o algodão, seu elemento principal. E há ainda textos que mostram a relação dos animais com as plantas, como as divertidas aventuras de uma raposa que quer enganar uma onça, e a de um cágado violeiro que tenta descobrir o nome de uma cobiçada fruta.

As histórias aqui reunidas, sejam “nativas”, sejam “importadas” de terras distantes, refletem sabedoria e inventividade. Adriano Messias trabalhou tais histórias utilizando-se de um tom bem humorado, misterioso e mesmo intrigante.  Este livro nos permite refletir sobre o que acontece a todo momento com as expressões culturais: ao contato com a criatividade de nosso povo, lendas e mitos se tornam também brasileiros, conformando boa parte de nossa tradição.

Estas contribuições multifacetadas tornam nosso país verdadeiramente um pomar de belas narrativas.

Sobre o autor
Adriano Messias é estudioso de literatura, cinema fantástico e realiza suas pesquisas em universidades brasileiras e na de Paris. Sua tese, "Todos os monstros da Terra: O bestiário fantástico pós-2001" (PUC-SP), é uma busca não apenas de uma certa “arqueologia” dos seres fantasiosos engendrados pela imaginação humana, mas, igualmente, uma reflexão sobre formas expressivas no século atual, por meio de palavras e imagens. Seus esforços dizem respeito diretamente às atividades de literatura e criatividade nas escolas, quando a presença do imaginário fantástico é cada vez mais solicitada, sendo autor de mais de 40 livros para crianças e jovens, tradutor e adaptador de obras diversas, além de escrever para teatro. Já recebeu vários prêmios e menções honrosas. Costuma fazer palestras sobre suas áreas de pesquisa. Além dos estudos de doutorado, tem mestrado em Comunicação e Sociabilidade e graduações em Jornalismo e em Letras. É autor do livro Diário da Escola de Assombrações (Editora de Cultura, 2012).

Ficha técnica
Lendas de frutas e árvores do Brasil
Autor: Adriano Messias
Ilustradora: Marcia Misawa
Editora de Cultura
Formato: 21 x 25 cm
Número de páginas: 96
ISBN: 9788529301761
1ª edição – 2013
Assunto: Literatura infantojuvenil brasileira, frutas, lendas, árvores
Preço: R$ 35,00

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta