Editora Horizonte lança obra com importantes nomes da poesia

Editora Horizonte lança obra com importantes nomes da poesia

Alegorias da poesia, obra organizada por Piero Eyben (UnB) com a contribuição de diversos autores, apresenta importantes nomes da poesia, como Mallarmé, Gullar, Neruda, irmãos Campos, Pignatari, Kafka, entre outros, buscando atualizar e ampliar o entendimento da alegoria, na medida em que extrapola seu uso comum e linear, em que se pretende articular o sentido próprio ao figurado.

Tomando como ponto de partida a alegoria como um dizer outro, ou seja, a substituição de pensamentos por outros similares, a obra se propõe a explorar os caminhos resultantes de seu uso. O espaço em que se compõe, por ser outro, designa uma ruptura e uma fuga do esperado, portanto, uma criação aquém do sujeito. Em sua estrutura há o potencial de ampliação do sentido e intensão, com a finalidade de expor o invisível. E, ampliando tal entendimento pela análise de poemas de diversos cânones literários, propõe-se um olhar diferenciado para o poema, entendendo-o de maneira muito mais complexa do que o usual.

Nas palavras de Piero Eyben: “A alegoria como ‘dizer outro’ está, sem dúvida, em um feixe de figurações, em que sua expressividade consiste não em adornar um dizer sério, mas em ‘outrar’ a possibilidade de mundo, criar um entremeio obtuso em que o questionamento acerca do figurativo se mantém no cerne da propriedade”. De importante contribuição para o debate teórico-literário, Alegorias da poesia é uma obra que utiliza uma consistente base conceitual e que proporciona uma leitura dinâmica e fluida, por meio da análise de poesias, essas que por si só, são também um dizer outro do mundo.

webmaster@criatudo.com.br

Os comentários estão fechados.

Os comentários estão fechados.