Editoras da Libre participam de Festival Literário Lapa 100 anos

Editoras da Libre participam de Festival Literário Lapa 100 anos

LAPALÊ é o Festival Literário Lapa 100 anos, Rio 450 anos. Um encontro de artistas, historiadores, escritores, designers, urbanistas, moradores e frequentadores da Lapa, que será realizado no mês de abril de 2015, como parte das comemorações pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Numa semana especial em que é comemorado o Dia Mundial do Livro e o Dia Nacional do Choro (em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha), ambos em 23 de abril.

O festival reunirá editoras com foco em obras dedicadas à memória da cidade e à identidade do Rio de Janeiro. Serão 30 expositores na praça, com lançamento de vários títulos na presença dos autores. LAPALÊ pretende também provocar reflexões sobre o processo de transformação urbana e cultural iniciado há cem anos na Lapa, um bairro que recebe mais de 50 mil pessoas todos os fins de semana, atraídas pela música, a dança, a festa e por alguns dos principais ícones do patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

Ao olhar para esse período de 100 anos – considerados a partir da transformação da região em destino boêmio, como indicam referências na obra de Lima Barreto em 1915 (como na Revista "Careta") e de outros escritores e compositores que viveram na Lapa – como Machado de Assis, Manuel Bandeira e Wilson Baptista – é urgente discutir o modelo atual de organização do território e sua governança, como aproveitar o potencial da economia criativa da região.

O evento terá abertura oficial no Dia Mundial do Livro, 23/4, no Teatro Odisseia – com lançamento de livros e apresentações musicais. As atividades serão oferecidas no fim de semana – dias 25 e 26/4 (sábado e domingo), das 10h às 20h – e nos espaços participantes. A exposição de editoras será das 11h às 18h, na Praça Cardeal Câmara, em frente aos Arcos da Lapa. 

Veja aqui a programação completa:  www.lapalefestival.com.br

Serviço
Local: Praça Cardeal Câmara (Arcos da Lapa) e Espaços Culturais
Abertura oficial: Dia Mundial do Livro e Dia Nacional do Choro, 23 de abril (quinta-feira), das 19h às 22h, no Teatro Odisseia
Data do Festival: dias 25 e 26 de abril (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 20h
Feira de livros e produtos culturais: das 11h às 18h
Festa de encerramento: 29 de abril (quarta-feira), a partir das 20h, no Semente

FEIRA LITERÁRIA | EDITORAS CONVIDADAS
Participarão da Feira Literária, com preferência para catálogos de literatura brasileira, as editoras A Bolha, Cosac Naify, Companhia das Letras, L&PM, Editora 34, Zahar, Tinta da China, Manati, Editora Projeto, Novo, Conceito, Aprazivel, Réptil, Cobogó, Pallas, Ímã Editorial, Mauad, Memória Visual, Multifoco, Oito e Meio, Mórula, Folha Seca (a confirmar), A Bolha (a confirmar), Versal, Guarda-chuva, Circuito, Lamparina, Zahar, BookLook e outras.

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta