Festa Literária de Taubaté promove atividades no Sítio do Picapau Amarelo

Festa Literária de Taubaté promove atividades no Sítio do Picapau Amarelo

Evento espera visitantes do Vale do Paraíba durante a semana de interação literária

Começa na próxima terça-feira, 8/10, a Festa Literária de Taubaté – 4° edição do projeto Ligação (Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação). O evento, que acontece até o dia 13/10, conta com parceria do Instituto Todo Mundo com a Prefeitura Municipal, a Unitau, a Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) e a organização internacional Games for Change.

O projeto Ligação foi adotado pela Prefeitura Municipal de Taubaté como o evento oficial de literatura da cidade. Nele, são abordadas questões contemporâneas sobre a cultura digital, o uso de tecnologias na educação e a literatura, sempre valorizando a cultura regional que a cidade carrega.

Um traço dessa preocupação está na escolha do local onde são realizadas as atividades: o casarão em que um dos maiores escritores de literatura Infantojuvenil do Brasil, Monteiro Lobato, viveu e escreveu seus livros: a chamada Chácara do Visconde ou Sítio do Picapau Amarelo.

A abertura do evento será realizada no dia 8 de outubro, às 19h, e como atração terá a Orquestra Sinfônica de Taubaté Jovem se apresentando, juntamente com o lançamento do "Biblioteca Móvel", projeto da Prefeitura Municipal de Taubaté.

Serão apresentados workshops, oficinas técnicas, gincanas, teatro, mostras de cinema, música, brincadeiras, contação de histórias, encontros com autores, videogames criativos e exposições.

A coordenadora das bibliotecas da UNITAU, Márcia Maria de Moura Ribeiro, relata que o evento é de extrema importância para a cidade de Taubaté, "Nosso objetivo é divulgar e ampliar a literatura do século XXI para os jovens. É tornar o estudo mais criativo e de fácil entendimento".

Crianças, estudantes, professores e o público em geral poderão assistir a atrações inéditas nos cinco dias de evento, que contará com a presença do contador de histórias Francisco Gregório Filho, dos finalistas do prêmio Jabuti José Roberto Torero, Tino Freitas e José Santos, com uma homenagem ao cineata Mazzaropi, com o recitador de poemas Paulo Netho e outros.

Também serão apresentadas peças teatrais, com destaque para a peça "Lobatinho do futuro", realizada pelos próprios atores do Sítio do Picapau Amarelo. O grupo de manipulação de bonecos Pia Fraus também se apresentará e ocorrerá o lançamento exclusivo do jogo de vídeo-game Ludwig, que traz conceitos da Física e do meio ambiente com o tema da sustentabilidade.

O evento é aberto ao público, a alunos da universidade e a professores interessados, com programação nos períodos da manhã, tarde e noite, no Sítio do Picapau Amarelo, localizado na Avenida Monteiro Lobato, s/nº – Chácara do Visconde.

Confira a programação aqui.

( Fonte: Acom/Unitau)

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta