Festival de Quadrinhos de Belo Horizonte faz homenagem à obra do cartunista Laerte Coutinho

Festival de Quadrinhos de Belo Horizonte faz homenagem à obra do cartunista Laerte Coutinho

Nesta sua 8ª edição, o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) traz no cerne de suas atividades a homenagem ao quadrinista Laerte Coutinho, figura de inegável importância na cena cultural e na produção de quadrinhos. “Já é uma tradição do festival homenagear um quadrinista brasileiro que tenha uma contribuição relevante para os quadrinhos no país. Fizemos o convite a ele no início de 2012 e anunciamos oficialmente a homenagem em maio do mesmo ano. Laerte é um quadrinista versátil, que vem produzindo desde os anos 1970, já publicou em revistas, jornais, livros e criou diversas histórias e personagens. Tem uma técnica admirável e mais do que isso, ele mostra que se reinventa o tempo todo como quadrinista e também como pessoa”, acrescenta Afonso Andrade, coordenador de quadrinhos da Fundação Municipal de Cultura, que assina a curadoria geral do evento ao lado de Daniel Werneck.

Laerte vem a Belo Horizonte para o festival e vai participar de um bate-papo sobre seu trabalho, no dia 17 de novembro (domingo). Outra vertente da homenagem é a exposição sob curadoria de seu filho, o também quadrinista Rafael Coutinho. A exposição/instalação irá apresentar elementos da obra de Laerte e apresentar algumas de suas atuais discussões.

Nascido em São Paulo, Laerte participou, nos anos 80, de publicações importantes e influentes, como a revista Balão, que fundou com Luis Gê, além do lendário Pasquim. Também colaborou com a revista Placar, IstoÉ, o jornal Estado de São Paulo e o jornal Folha de S. Paulo, onde publica até hoje. Entre 1990 e 1992, editou e publicou 14 edições da revista Piratas do Tietê. Sua extensa galeria de personagens também inclui o super-anti-herói Overman, o enigmático Homem-Catraca, o nem-tão-onipotente-assim Deus, o hacker-travesti Hugo/Muriel e os implacáveis Los Três Amigos, uma parceria com Angeli, Glauco e Adão Iturrusgarai.

DIVERSIDADE
Nesta oitava edição, o FIQ cuidou em reunir pesos pesados de diversas áreas do universo dos gibis. Para começo de história, o Festival contará com a presença de George Pérez, um dos artistas mais importantes do quadrinho de norte-americano (que já passou por títulos como “Vingadores”, “Os Novos Titãs”, “Quarteto Fantástico”, “Liga da Justiça” e “Mulher Maravilha”). Outra grande atração é Ivo Millazo, conhecido por ser o criador de Ken Parker. Jérémie Nsingi, primeiro quadrinista africano a participar do festival, é outro destaque. Do lado brasileiro, a programação inclui Marcatti e Fábio Zimbres, nomes importantes do quadrinho alternativo nacional. Além deles, participam do evento Vitor e Lu Caffagi, autores mineiros que acabam de lançar com enorme sucesso o álbum “Laços” pela Mauricio de Sousa Produções. Nomes como Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, Ivan Reis e Cris Peter estão se destacando no cenário do quadrinho nacional, além de Fábio Coala, Ricardo Tokumoto, autores de destaque da nova safra de artistas. Ao todo, são 85 quadrinistas convidados, sendo 18 internacionais (EUA, Argentina, França, Itália, Alemanha e República Democrática do Congo), 32 de BH e Minas e 35 de outros estados do Brasil. Para conhecer mais sobre estes e outros convidados, acesse: http://www.fiqbh.com.br/convidados

Afonso Andrade destaca na programação a força da cena local. “Por ser em Belo Horizonte, acreditamos que o festival tem que ter um reflexo na cidade. Os quadrinhos cresceram muito na cidade e de alguma forma o FIQ tem uma parcela importante nessa nova força. Temos artistas de renome nacional e internacional, como o Vitor e a Lu Cafaggi, que fizeram a GraphicMSP “Laços”, pela Mauricio de Sousa Produções, o Ricardo Tokumoto, que é uma figura importante nos quadrinhos de internet, o Eduardo Damasceno e o Luis Felipe Garrocho dos Quadrinhos Rasos, e Wellington Srbek, que é o editor da Nemo, editora de quadrinho de BH”, pontua ele.

Confira a programação completa aqui, e mais informações (em formato HQ), aqui.

Serviço
8º Festival Internacional de Quadrinhos
De 13 a 17 de novembro
Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte / MG
Entrada gratuita
Site: www.fiqbh.com.br
Email: fiqdirecao@gmail.com

Leia mais:
Começa hoje o 8º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta