Jornada Literária discute literatura e oralidade no Vale do Paraíba

Jornada Literária discute literatura e oralidade no Vale do Paraíba

Evento contará com a presença de escritores como Pedro Bandeira e Thiago Mello

Entre os dias 18 e 20 de setembro acontece em Lorena e Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, a I Jornada Literária do Vale Histórico. A iniciativa é do Instituto Uka, do Pólo de Leitura ValeLendo e da Academia de Letras de Lorena, que se uniram para promover o evento e trazer importantes nomes da literatura infantil e juvenil.

De acordo com Daniel Munduruku, escritor e idealizador do evento, a ideia de realizar uma jornada literária na região surgiu a partir da constatação que o Vale Histórico – antes denominado Fundo do Vale – ainda não havia entrado para a agenda literária do Brasil ainda que tenha revelado sempre grandes nomes para a literatura. “Isso me deixou um pouco incomodado e me fez tomar a iniciativa de convidar amigos escritores para presentear a região com o que há de melhor na literatura brasileira, especialmente na infantil e juvenil”, afirmou.

A proposta desta primeira edição da Jornada Literária será “Tradições Orais e Literatura”. Segundo Munduruku, o tema é uma referência necessária à discussão sobre literatura e oralidade. “Quis iniciar com este tema por entender que antes da escrita existiu e existe a oralidade. Ela é a mãe da escritura. Pensando assim quis unir autores que vêm de uma tradição oral e que agora estão usando a escrita como instrumento de divulgação da oralidade. Também quis convidar autores negros que trabalham a questão africana em seus escritos. Estes são os que irão ter um contato direto com as crianças leitoras”, disse em entrevista à Libre.

A programação está elaborada para acolher esta temática e também para ir além dela. De acordo com os organizadores, a jornada tem como objetivo atingir os jovens e as crianças em idade escolar, incentivando a leitura e a formação da consciência da identidade brasileira.

Entre os convidados estão Pedro Bandeira, Thiago de Mello, Rogério Andrade, Heloisa Pires Lima, Matè, Maria Inez do Espírito Santo, Cristino Wapichana, Tiago Hakiy e Roni Wasiry Guará.

As atividades estarão divididas em três momentos:
1] Visita dos autores às escolas convidadas e devidamente preparadas para recebê-los. Nelas os escritores terão momentos de bate papo e homenagens. Durante os três dias da Jornada os autores se revezarão visitando escolas nos dois períodos escolares;
2] Na parte noturna dois nomes importantes estarão presentes para o “Brasil Literário”: Pedro Bandeira – que falará ao público geral na quarta feira, dia 18/9 – e Thiago de Mello que trará a poesia da floresta para a cidade. Isso acontecerá na noite do dia 20/9.
3] Haverá ainda um seminário voltado para educadores e gestores que acontecerá no dia 20 o dia todo. Na parte da manhã uma roda de conversa com gestores e na parte da tarde oficinas para educadores.

Confira aqui a programação completa

Serviço
I Jornada Literária do Vale Histórico
18 a 20 de Setembro – 2013
Lorena e Guaratinguetá (SP)
Realização: Instituto UKA – Pólo de Leitura ValeLendo – Academia de Letras de Lorena.
Parceria: Instituto C&A – Prefeitura Municipal de Lorena – SP – Instituto Santa Teresa/FATEA – Unisal

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta