Libre e Fórum celebram ações em prol da compra de livros pelo Estado

Libre e Fórum celebram ações em prol da compra de livros pelo Estado

As ações conjuntas do Fórum e Libre, e intermediadas pelo deputado estadual Alcides Amazonas surtiram um excelente resultando, em relação às demandas relativas à Chamada Pública nº 001/CGEB/2013, de compra milionária de livros pelo governo do estado de São Paulo.

Leia a seguir a nota conjunta LIBRE-FÓRUM

REUNIÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO COM  LIBRE E FÓRUM MUDAR SÃO PAULO DE CULTURA E EDUCAÇÃO

Por intermédio do deputado estadual Alcides Amazonas, realizou-se na manhã do dia 25 de junho de 2013 reunião entre a Libre, o Fórum Mudar São Paulo e o Secretário Adjunto da Educação do Estado para discutir a Chamada Pública nº 001/CGEB/2013.

Pela Libre compareceu seu presidente, Haroldo Ceravolo Sereza, pelo Fórum Mudar São Paulo de Cultura e Educação estiveram presentes os professores Fábio Wolf, Jeosafá Fernandez Gonçalves e Mário Silva Lima; e o ilustrador e artista plástico João Pinheiro. Representando o deputado Alcides Amazonas, compareceu seu chefe de gabinete, Fernando Borgonovi, e pela Secretaria, o senhor Secretário Adjunto, prof. João Cardoso Palma, e a prof.a Maria Aparecida Magnani.

Dúvidas acerca da Chamada Pública nº 001/CGEB/2013 e sobre o programa a que ela remete foram esclarecidas pela secretaria, como se descreve a seguir:

    1. Os programas a que se referem a Chamada Pública, tais como Apoio ao Saber e Leituras do Professor, bem como outros de semelhante perfil, foram mantidos e têm sido aperfeiçoados.

    2. Medidas foram tomadas para garantir a participação de uma gama mais ampla de editoras no processo, o que implica em uma oferta maior de títulos, cuja resultante é, por conseguinte, uma maior diversidade projetos editoriais (o que contempla o conceito de bibliodiversidade).

    3. A matriz que garante diversidade de gêneros, temática e de autores a cada nível de ensino e para cada ano dos Ensinos Fundamental e Médio  foi mantida e aperfeiçoada.

    4. Houve ampliação do universo de títulos, com a destinação de um kit de obras para metade de cada turma e outro para outra.

    5. Os critérios de qualidade literária, balanceamento entre autores estrangeiros clássicos e brasileiros fora do domínio público, consagrados e novos, foi mantido.

    6. O processo contempla uma parte da seleção feita por professores da rede pública estadual e outra por uma banca de professores-consultores de universidades públicas.

    7. Ao critério de qualidade literária, soma-se o de qualidade física e editorial.

    8. Obras que contêm contextualizações têm preferência.

    9. Argumentou-se em favor de que a maior democratização possível, em termos de editoras participantes, seja buscada, de maneira a não haver concentração numa ou noutra especificamente, contemplando o conceito de bibliodiversidade.

    10. Sugeriu-se eventual auxílio do IPT para se garantir a qualidade da obra eventualmente adquirida, de maneira que a selecionada seja a efetivamente entregue.

    11. Chamou-se atenção para o cumprimento dos prazos anunciados no programa, uma vez que o contrário disso acarreta danos ao processo de ensino-aprendizagem, pois o professor e o estudante não contarão com a obra no momento planejado.

A Libre e o Fórum saudaram o canal de diálogo aberto e se colocaram à disposição para sugerir formas de aperfeiçoamento do processo  de seleção de obras para a escola pública, para se garantir os objetivos finais do programa, da maneira mais ampla e democrática.

O Secretário, por sua vez, colocou-se à disposição para receber contribuições, inclusive para edições futuras dos programas em questão, de maneira a que os eventuais problemas observados sejam sanados em proveito da escola pública.

LIBRE e FÓRUM consideraram extremamente satisfatória a condução dada pelo Secretário nesta reunião, e esperam que o canal de diálogo aberto seja mantido ao longo do tempo, o que só resultará em proveito de todos, principalmente para a escola pública.

Haroldo Ceravolo Sereza | Presidente Libre

Jeosafá Fernandez Gonçalves | Fórum Mudar São Paulo

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta