Livro-reportagem discute a complexa relação dos cristãos com a homoafetividade

Livro-reportagem discute a complexa relação dos cristãos com a homoafetividade

Na última década, assuntos como religião e homossexualidade se tornaram pauta de acaloradas discussões entre cristãos e a comunidade gay. Na época da campanha presidencial de 2010, quando acompanhava a candidata Marina Silva, para escrever o livro biográfico sobre a então senadora, a jornalista Marília de Camargo César percebeu que o tema polêmico merecia uma atenção especial. E partiu para fazer uma grande reportagem sobre o assunto. O resultado pode agora ser conferido em ‘Entre a cruz e o arco-íris – a complexa relação dos cristãos com a homoafetividade’, lançamento da Editora Gutenberg.

Como alguém que é homossexual pode expressar sua fé cristã publicamente? Seria esse um direito negado a quem não é heterossexual? É a homoafetividade um pecado sem perdão e que exclui da religião todos os que são assim?  Existiria “cura”? Como as igrejas tratam os gays? A partir de questionamentos como esses, nasceu este livro, uma reportagem contundente e abrangente sobre a complexa relação entre os cristãos, em especial os evangélicos, e a homossexualidade. Em um tom jornalístico fluido e investigativo, Marília de Camargo César traz à tona fatos e informações a partir de pesquisas sólidas em dados históricos, nas quais procura a origem do pensamento de exclusão social e religiosa dos homossexuais pelos cristãos. Além disso, evidencia também sentimentos e opiniões sobre o tema por meio de dezenas de entrevistas com religiosos, pastores, gays, ex-gays, ex-ex-gays, familiares, historiadores, teólogos, psicólogos, sociólogos e especialistas da área médica e de ciências humanas.

O resultado é um mosaico de histórias profundamente humanas, que mostram, além de argumentos e discussões em torno de questões polêmicas, muitos conflitos e atitudes causadoras de sofrimento. É a riqueza de pontos de vista, no entanto, que lança mais luz à questão: leituras fundamentalistas do livro sagrado, leituras mais liberais da chamada teologia inclusiva, relatos de gays ateus, posturas dos que optaram pela castidade para professar sua religião, e opiniões de quem entende que fé tem pouco a ver com orientação sexual. A dúvida que pode emergir de uma discussão assim talvez consiga romper a casca rígida das certezas cristalizadas e definitivas, e origine uma nova visão de mundo com menos dor e mais humanidade.

Sobre a autora
Marília de Camargo César é jornalista, editora-assistente do jornal Valor Econômico, com passagens pela Folha de S.Paulo, TV Gazeta e Rede Globo. Casada, duas filhas, tem uma notável vocação literária. Tem dois livros de sucesso publicados: Feridos em nome de Deus (2009), sobre o impacto do abuso religioso e da teologia da prosperidade na vida de fieis evangélicos, e a biografia Marina: A vida por uma causa (2010), este tendo emplacado lista de mais vendidos (ambos lançados pela editora Mundo Cristão).

Serviço
Sessão de autógrafos: Entre a cruz e o arco-íris – A complexa relação dos cristãos com a homoafetividade
Data: 14/10/2013
Horário: 18h30
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2.073 – São Paulo/SP

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta