Marilena Chaui lança em Salvador ‘Contra a servidão voluntária’ e ‘Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro’

Marilena Chaui lança em Salvador ‘Contra a servidão voluntária’ e ‘Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro’

Filósofa autografa os dois primeiros volumes da Coleção 'Escritos de Marilena Chaui' durante o XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia, na quarta-feira, 9 de outubro, às 18h15, no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel

A influência e o reconhecimento de Marilena Chaui como uma das mais importantes intelectuais do país estão relacionados não somente aos seus escritos estritamente filosóficos, mas sobretudo com a sua imensa contribuição para o pensamento social e político brasileiro nas últimas décadas: uma singular inflexão entre a filosofia e diversas áreas do conhecimento como pensamento atuante no cenário histórico e político brasileiro. A preocupação com relevância e atualidade destas reflexões sobre o Brasil, agora, recebem uma cuidadosa reunião e organização no lançamento, pela Autêntica Editora em parceria com a Fundação Perseu Abramo, da coleção “Escritos de Marilena Chaui”.

Coordenada por André Rocha, Éricka Marie Itokazu e Homero Santiago, a coleção prevê nove títulos sobre temas abordados pela filósofa e historiadora em seus estudos, em coletâneas de textos inéditos e já publicados no país, além de uma entrevista com a autora ao final de cada volume. Os textos já publicados que entrarão nos livros da coleção foram revisados pela autora; além dos naturais ajustes estilísticos e de alguns artigos ampliados, as modificações em sua maioria respondem às exigências trazidas pelo novo contexto em que se encontram.

Contra a servidão voluntária, primeiro volume da Coleção, Marilena acompanha a reflexão política do francês Étienne de la Boétie e enfrenta o desafio de compreender a paradoxal experiência humana de uma servidão voluntária, a partir do qual analisa seus conceitos e implicações. Segundo Homero Santiago, organizador da obra, “a ideia de um volume sobre a servidão voluntária surgiu desde o momento em que, trabalhando sobre os textos de Marilena, os organizadores desta coleção se deram conta da persistência do tema e da importância do nome de La Boétie naquele conjunto”. De fato, tomando por base apenas as datas da publicação, os oito textos aqui reunidos estendem-se por um intervalo temporal de três décadas, entre 1982 e 2013.

O segundo volume, intitulado Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro,reúne ensaios publicados em livros, revistas e jornais nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, que oferecem ao leitor uma consistente análise sobre a história e as manifestações, ainda presentes, do autoritarismo no país, tendo como pano de fundo o contexto dessas décadas.

De acordo com André Rocha, organizador deste segundo volume, este é um convite a “leitores e leitoras a refletir sobre sua própria situação histórica para perceber a gênese da ideologia a partir da estrutura social, libertar-se das mistificações que nos são impostas, reelaborar as relações sociais e levar adiante o trabalho de negação teórica e prática do autoritarismo que emperra a criação de novos direitos e o fortalecimento da democracia no Brasil”.

O terceiro volume da Coleção será o A ideologia da competência, com previsão de lançamento até novembro de 2013.

Sobre a autora
Uma das grandes pensadoras do Brasil, Marilena Chaui é professora de história da filosofia e de filosofia política na Universidade de São Paulo. Mestre, doutora e livre docente em Filosofia pela USP, também foi secretária da cultura do município de São Paulo entre 1989 e 1992, na gestão da prefeita Luiza Erundina de Sousa. Marilena publicou diversos livros, com destaque para O que é Ideologia (Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1980), que ultrapassou a marca de 100 mil exemplares vendidos, e A Nervura do Real (Companhia das Letras, 1999), que lhe rendeu os prêmios Sergio Buarque de Holanda em 2000, como melhor livro brasileiro de ensaios, o Jabuti do mesmo ano como melhor livro brasileiro de Ciências Humanas e Educação, entre outros.

Serviço
Lançamento em Salvador
Data: 09/10/2013
Horário: 18h15
Local: Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel
Endereço: Av. Oceânica, 2294 – Salvador (BA)

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta