Osasco realiza 4ª Feira do Livro com a participação de 38 mil crianças

Osasco realiza 4ª Feira do Livro com a participação de 38 mil crianças

A Prefeitura de Osasco em parceria com a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), realiza entre os dias 19 de maio a 3 de junho, a 4ª Feira do Livro de Osasco, que acontece no Parque Chico Mendes.

O principal objetivo do evento é democratizar o acesso ao livro e a leitura. Aberto ao público, a Feira do Livro de Osasco é também um evento voltado para o fortalecimento da rede pública de educação da cidade: professores e gestores das escolas mantidas pela Prefeitura que recebem R$ 80 em vales para a compra de livros, e cerca de 38 mil estudantes que recebem vales de R$ 25 para adquirirem livros de sua escolha.

A feira contará com a participação de 50 editoras, que disponibilizarão cerca de 7 mil títulos com descontos, além da extensa programação como espetáculo de circo, contação de história, teatro infantil, música, e, com destaque as palestras e shows dos finais de semana.

A secretária de educação, Régia Gouveia Sarmento, relata que a edição de 2013 recebeu cerca de 50 mil pessoas e a expectativa é de crescimento do público este ano. “A Feira do Livro é uma ferramenta de estímulo à leitura, atividade base para a transformação social e elemento chave na construção do conhecimento,” afirma.

A 4° Feira do Livro de Osasco contará com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

A 4ª Feira do Livro de Osasco conta com intensa programação artística e cultural paralela, com destaque para as atividades infantis e infanto-juvenis.

Na abertura (19/5), o poeta e escritor Vinícius de Moraes recebe homenagem pelo “Grupo Clara Rosa”. A magia e a poética das artes circenses possuem espaço garantido entre os dias 19 e 23 de maio e de 26 a 30 de maio e ainda nos dias 2 e 3 de junho, com a recepção do “Circo Escola Picadeiro”, além das apresentações do projeto “É hora do circo”. Para quem aprecia a tradição da cultura oral e da contação de histórias, o “Grupo Três Marias e um João” se reveza na atividade com o “Tricotando Histórias da Cia. Circo de Trapo”. 

No primeiro final de semana da Feira, nos dias 24 e 25 de maio, a programação transita entre apresentações de técnicas de mágicas, espetáculos teatrais e uma homenagem, no dia domingo (25), às 18h, ao compositor e músico Chico Buarque de Hollanda pela banda “Seu Chico”. No dia 31, o grupo B Negão e os Seletores de Frequência farão tremer o chão no parque com o seu som poderoso.  Relembrando os 50 anos do Golpe Militar de 1964, que resultou numa ditadura de 21 anos (1964-1985), o “Grupo Big Band Villa Lobos”, apresentam, no penúltimo dia (2 de junho), às 18h, as músicas de protestos que marcaram uma geração que lutou pela conquista da redemocratização em nosso país.

Editoras confirmadas:

Brinque Book, Uni Duni, Biruta, Gaivota, Vieira & Lent, Grupo Autêntica, Dubolsinho, Matrix, Pallas, Pallas Mini, Vermelho Marinho, Nova Alexandria, Claridade, Cuca Fresca, Odysseus, Mazza Edições, Panda Books, Editora Aleph, Giz Editorial, Alameda, Mercuryo Jovem, Balão Editorial, Memória Visual, Pinacotheke, Musa, Duna Dueto, Evoluir, Fino Traço, Mauad, Editora 34, Cordelistas, Sá, Elementar (2), Livro Falante, Oficina Raquel, Gryphus, Literarua, Cuore, Cosac Naify, Drako, Parábola e Jujuba.

Serviço
4ª Feira do Livro de Osasco
Dias: 19 de maio a 3 de junho de 2014
Horário: Das 8h às 20h
Entrada Gratuita
Local: Parque Municipal Chico Mendes
Rua Lazaro Suave, 15 – Jardim Bussocaba – Osasco

Confira a programação completa aqui.

(Fonte: Secretaria de Educação de Osasco)

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta