Pavilhões para Jornada Nacional de Literatura são montados no RS

Pavilhões para Jornada Nacional de Literatura são montados no RS

A preparação para a 15ª Jornada e 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, que ocorre anualmente em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, continua. Cinquenta pessoas estão envolvidas na montagem da estrutura. O trabalho se iniciou na segunda-feira (29) e deve seguir até 20 de agosto. O evento será realizado de 27 a 31 do mesmo mês, e as inscrições podem ser feitas no site oficial.

O diferencial desta edição, segundo a organização, é a estrutura metálica do Circo da Cultura, que recebe atrações durante o evento. No total, serão montados oito pavilhões. Um deles terá capacidade para cinco mil pessoas, outro para 2,1 mil e outros quatro para 1,3 mil pessoas, além da praça de alimentação.

As inscrições foram abertas em 1º de abril, e seguem até as vagas se esgotarem. A edição deste ano vai explorar o potencial, as preferências e a diversidade de interesses e de comportamentos necessários ao entendimento dos jovens, com o tema "Leituras jovens do mundo".

Para as discussões, estão convidados autores internacionais, como o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Entre os brasileiros, destacam-se José Castello, Walcyr Carrasco, Jairo Bouer, Laura Müller, André Vianco e Raphael Draccon. A programação conta ainda com sessões de autógrafos, conversas paralelas, oficinas, espetáculos e exposições e dois shows musicais da banda Titãs e de Yamandu Costa.

Eventos paralelos
Tradicionais, os eventos paralelos fazem parte da programação da Jornada e integram diferentes públicos: a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas; o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que ocorre anualmente, alternando cidades da Europa e Passo Fundo em anos de Jornadas Literárias; o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens. As principais novidades de 2013 ficam por conta do Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura e da Jornada UPF (Universidade de Passo Fundo).

(Fonte: G1/ Foto: Cintia Furlani/RBS TV)

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta