Primaverinha dos Livros aposta nas artes para estimular a leitura

Primaverinha dos Livros aposta nas artes para estimular a leitura

Feira de literatura infantil e juvenil terá três mil títulos com descontos de até 50%, lançamentos de livros, oficinas de arte, teatro, joga fora da chupeta e muita diversão

A segunda edição da Primaverinha dos Livros, feira de literatura para os públicos infantil e juvenil acontece nos dias 6 (sábado) e 7 (domingo) de junho, das 10h às 17h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. O evento, produzido pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), reunirá 50 editoras e cerca de três mil títulos, que terão descontos de até 50%. Este ano, a Primaverinha tem como foco o estímulo à leitura através das artes. Na programação terá lançamento de livros, mas também teatro, desenho, pintura e música, tudo para despertar o interesse dos pequenos para os livros e suas histórias. 

Um dos destaques da Primaverinha é a menina Ághata Cris, de apenas 10 anos, que lança no sábado (6/6), às 10h, seu primeiro livro, O mistério das árvores da rua Roberto, pela editora Outras Letras. Ághata, que é moradora do Morro do Chapéu Mangueira, conta a história de uma rua onde quase todas as árvores tinham sumido porque elas não eram nativas e resolveram voltar para as suas casas.

Outro lançamento que dará o que falar é Bee tubarão, escrito por Bia Hetzel com ilustrações de Mariana Massarani, da editora Manati, no sábado (6/6), às 11h30. Durante o lançamento, os pequenos poderão dizer tchau às suas chupetas. Inspirado no livro Balde de Chupetas, das mesmas autoras, um grande balde estará no local para as crianças depositarem as chupetas.

Confira aqui a programação completa do evento.

“A Primeira edição da Primaverinha, em 2014, foi um sucesso. O evento já faz parte do calendário infantil e juvenil do Rio. Os pais e as crianças estão buscando literatura de qualidade e este é um dos compromissos das 130 editoras associadas à Libre, assim como ajudar a formar leitores críticos. O conceito diferenciado de feira literária da Primaverinha dos Livros foi percebido pelo público”, analisa Camila Perlingeiro, diretora da Libre.

A feira literária terá também teatro para as crianças, são espetáculos montados a partir de livros.  João, o menino mais rico do mundo, de Francisco Abreu e André Coelho, será apresentado no domingo (7/6), às 11h30. Aventuras do menino iogue, de Antonio Tigre e Gustavo Peres será lançado com encenações no sábado (6/6) e domingo (7/6), às 15h30.

No segmento de desenho e pintura a oficina Pinte, desenhe e crie gravuras como os grandes artistas, domingo (7/6), às 11h, terá uma atividade que as crianças gostam muito e que agora está contagiando os adultos, pintar livros.  A oficina tem inspiração no best-seller Vamos fazer um monte de arte, de Marion Deuchars, no Brasil editado pela Pinakotheke. Terá ainda a Oficina de quadrinhos, onde crianças e pré-adolescentes poderão cria o seu próprio gibi. 

Na Primaverinha não vai faltar também contação de histórias, outra atividade que o público infantil gosta muito. No sábado (6/6), às 11h30, Vanessa Rosa, ilustradora e artista urbana, contará a história do livro Brás, o pequeno viajante, da editora Viajante do Tempo, enquanto pinta um quadro com a ajuda das crianças. No domingo, às 10h, Julia Grillo e Nicia Grillo contam a história do livro O guerreiro invisível e outros contos do tempo, da Jaguatirica. Às 11h, Simone Magno conta O menino que não gostava de tomar banho, da editora Oficina Raquel.

A feira literária terá ainda programação para os adultos, serão três bate-papos baseados em livros. No sábado (6/6) tem Downtown, com especialistas do movimento de inclusão de crianças portadoras de síndrome de down, às 10h30; Por que ler para o seu filho, com Marcelo Moutinho, Henrique Rodrigues e Sonia Rosa, às 14h; e a nutricionista Patricia Smith oferece uma oficina que ensina às mamães como fazer papinhas nutritivas para seus bebês, baseado no seu livro As aventuras gastronômicas de uma mãe de primeira viagem, às 15h30.

A Primaverinha dos Livros tem entrada gratuita. É só chegar!

Libre
A Liga Brasileira de Editoras realiza desde 2001 a Primavera da Libre no Rio de Janeiro e em São Paulo, e este ano chega a Belo Horizonte e Salvador. O sucesso da feira literária estimulou a Libre a realizar uma versão dedicada aos públicos infantil e juvenil, a Primaverinha dos Livros. Um espaço para as editoras associadas à Libre mostrarem seus títulos ao público e ao mercado.

Serviço
Primaverinha dos Livros
Feira de livros, lançamentos, teatro, desenho e pintura, música, contação de histórias, oficinas e bate-papos para os adultos
50 editoras, 3 mil títulos à venda, descontos de até 50%
Sábado (6/6) e domingo (7/6) de 2015
10h às 17h
Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico  (Rua Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro)
Entrada gratuita

webmaster@criatudo.com.br

Deixe uma resposta