Primaverinha dos Livros chega ao Rio de Janeiro

Primaverinha dos Livros chega ao Rio de Janeiro

Feira de literatura para crianças terá 2 mil títulos com desconto de até 50%, lançamentos de livros e muita diversão no sábado e domingo

Vem aí a primeira edição da Primaverinha dos Livros, feira de literatura para crianças que acontece neste fim de semana, sábado (9/8) e domingo (10/8), das 10h às 17h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. O evento, produzido pela Liga Brasileira das Editoras (LIBRE), reúne 33 editoras e cerca de 2 mil títulos para o público infanto-juvenil. A Primaverinha chega com dois propósitos: levar às crianças a diversidade cultural que o mundo dos livros pode oferecer (bibliodiversidade) e despertar nos pequenos a vontade de ler por caminhos diversos.

“A Primaverinha nasce com a vocação de estimular a leitura através da literatura, mas também através da arte, culinária, música, teatro e tecnologia. Queremos aproximar pais e filhos dos livros e transformar a leitura em momentos de lazer no cotidiano das famílias. Em casa, no parque, no carro, as crianças precisam encarar um livro também como uma brincadeira. Ele tem o mesmo carisma de um desenho na TV ou um jogo no tablet.”, diz Camila Perlingeiro, co-organizadora do evento e diretora da LIBRE.

Além de visitar a feira de livros, o público infantojuvenil poderá participar de uma programação divertida. A Primaverinha terá muitos lançamento de livros, performance em cima do livro “Escuridão” com Ondjaki e António Jorge Gonçalves e participação do músico Marcello Magdaleno, Oficina de ilustração de terror com Felipe Campos, Oficina de culinária com o pessoal do Heureca Ateliê e música e dança com o Grupo Educart do Instituto Tocando em Você. 

“A Primaverinha dos Livros oferece literatura infantil de qualidade e pretende ajudar a formar leitores críticos desde a sua primeira edição. O projeto vem recebendo apoio de muitas pessoas ligadas ao Mercado Editorial e Instituições Culturais. A empolgação é geral e é esse entusiasmo que está movendo a Primaverinha na direção certa. A criança se interessa pelo mundo ao seu redor e o livro deve despertar essa curiosidade também a partir de estímulos interdisciplinares.”, afirma Mariana Warth, co-organizadora do evento e diretora da LIBRE.

Para os adultos, o bate-papo “Contando histórias em casa”, sobre a importância dos pais lerem histórias para os filhos desde a primeira infância, com Tania Zagury e Leão Zagury. O público esperado na feira é de 5 mil pessoas e os descontos serão de até 50%.

A Liga Brasileira das Editoras Independentes realiza desde 2001 a Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e este ano chega a Belo Horizonte. O sucesso da feira estimulou a LIBRE a realizar uma versão dedicada ao público infantil, a Primaverinha dos Livros. Um espaço para as editoras de livros infantis associadas à LIBRE mostrarem seus títulos ao mercado e ao público.

Livros, brincadeiras, oficinas e descontos de até 50%, programa imperdível para os pequenos! Veja aqui a programação completa da Primaverinha dos Livros:
 
Sábado – 09/08

Lançamentos
10h – Medo, quem tem medo?, de Silvia Abolafio / Marcos Garuti –  Editora Galpaozinho
11h30 – O Museu que Caio inventou, de Simone Bibian | Paula Kranz – Pinakotheke
14h – Uma escuridão bonita, de Ondjaki. Ilustrações de Antonio Jorge Gonçalves + Ombela: a origem das chuvas, de Ondjaki. Ilustrações de Rachel Caiano | Pallas e Pallas Mini
15h30 – As aventuras de Newneu, o superneurônio, de Adriana Fóz. Ilustrações de Silvia Rocha Campos | Matrix

Espetáculos e oficinas
10h – Oficina de culinária com Heureca Ateliê | As ervas de Sofia, de Rosa Nepomuceno | Memória Visual
11h30 – Contando histórias em casa: um bate-papo sobre o comprometimento dos pais com a leitura para os filhos, com Tania Zagury e Leão Zagury | Mar de Ideias
14h – Contação de história | Meu pai é uma figura, de Rosana Mont’Alverne. Ilustração de Maurizio Manzo | Aletria
15h30 – Ondjaki e Antonio Jorge Gonçalves na performance Escuridão, com participação do músico Marcello Magdaleno | Pallas e Pallas Mini

Domingo – 10/08

Lançamentos
10h – Lançamento coletivo da editora Fino Traço
11h30 – O livro do pai chato, de Raphael Vidal. Ilustrações de Paula Kranz | Memória Visual
15h30 – Praia limpa é minha praia, de Fábio Araújo. Ilustrações de Samara Silva | Vieira & Lent

Espetáculos e oficinas
10h – Oficina de ilustração de Terror, com o ilustrador Felipe Campos | Mar de Ideias
10h – Oficina de culinária com Heureca Ateliê
11h30 – Performance: música e dança com arteeducadores do Grupo Educarte do Instituto Tocando em Você | Mar de Ideias
16h – Contação de histórias e oficina com Heureca Ateliê | A receita de sucesso do Sr. Brioche, de Mahani Siqueira. Ilustrações de Bruna Assis Brasil (Memória Visual) + Medonho, de Rosana Rios e Juan Chavetta (Jujuba)

Serviço
Primaverinha dos Livros

Literatura, lançamentos, arte, música, oficinas e performances

Sábado (9/8) e domingo (10/8)
10h às 17h
Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico  (Rua Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro)
Realização: Liga Brasileira das Editoras Independentes (LIBRE)
Entrada gratuíta
Descontos de até 50%
www.primaveradoslivros.com.br

webmaster@criatudo.com.br

Os comentários estão fechados.