Últimos dias para se inscrever no Prêmio Paraná de Literatura 2014

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Paraná de Literatura 2014

Trabalhos inscritos em anos anteriores que ainda estão inéditos podem concorrer novamente

Terminam na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, as inscrições para o Prêmio Paraná de Literatura 2014. Como nas edições anteriores, realizadas em 2012 e 2013, o concurso da Secretaria da Cultura do Paraná vai selecionar livros inéditos em três categorias que homenageiam escritores importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). No ano passado, mais de 800 obras foram inscritas por autores de todo o Brasil.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela BPP, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar os trabalhos por outras editoras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de junho (o edital com as regras e instruções está disponível no site). As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria). O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

Em 2013, os vencedores foram Jaci Palma (Meu primeiro morto, romance), Caetano Galindo (Ensaio sobre o entendimento humano, contos) e Adriane Garcia (Fábulas para adulto perder o sono, poesia). Os livros foram lançados e distribuídos pelo selo Biblioteca Paraná, que também edita autores paranaenses e resgata títulos relevantes que estejam esgotados ou fora de catálogo. No momento, os três autores negociam a reedição de suas obras por editoras comerciais.

“Após duas edições muito bem sucedidas, o Prêmio Paraná de Literatura se consolidou como uma das principais premiações do Brasil. Tenho certeza de que este ótimo início é fundamental para a permanência do concurso no calendário da literatura brasileira. Leitores e escritores só têm a ganhar com o fortalecimento dos prêmios em todo o País”, afirma Rogério Pereira, diretor da BPP e presidente do júri.

O edital do concurso pode ser visto aqui.
A ficha de inscrição está disponível aqui.

VENCEDORES 2013
Meu primeiro morto, de Jaci Palma (romance)
Ensaio sobre o entendimento humano, de Caetano Galindo (contos)
Fábulas para adulto perder o sono, de Adriane Garcia (poesia)

VENCEDORES 2012
Sergio Y vai à América, de Alexandre Vidal (romance)
Papis et Circensis, de José Roberto Torero (contos)
As maçãs de antes, de Lila Maia (poesia)

Fonte: Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

webmaster@criatudo.com.br

Os comentários estão fechados.