Veja o que rolou no Futebol no Centro do Debate – 2014

Veja o que rolou no Futebol no Centro do Debate – 2014

Um dia depois da estreia do Brasil na Copa do Mundo, a Casa Porto recebeu o evento Futebol no Centro do Debate, realizado pela LIBRE, com apoio do Ministério da Cultura.

O primeiro dia de evento contou com um debate de abertura voltado a pensar em como o futebol pode estar aliado a um processo educacional, já que nas quatro linhas estão conceitos de física e através de um Mundial, como o que estamos vivendo, podemos pensar em relações internacionais geográficas, econômicas e sociais. Mauricio Murad , Cesar Oliveira e Denis Brum abriram o evento com esta tarefa iniciatica e educacional e tiveram ótimos resultados, deixando para os palestrantes seguintes, Flávio Falcão e Sérgio Pugliese, o lance, para falar de pós e contras da Copa, engatadíssimo.  A noite foi para pensar o futebol e suas lamentáveis relações com a ditarura (e outros antijogos), com direito a documentário sobre o grande João Saldanha de encerramento.

No segundo dia, antes da Colombia e Grecia se enfrentarem, os autores dedicados à literatura infantil, Irles Carvalho, Luis Pimentel e Ilan Brenman falaram de suas motivações para mostrar o futebol aos pequenos leitores. Temas como o preço dos ingressos e a paixão do futebol por parte dos brasileiros foi tema incontornável, desde o dia anterior, a propósito. Enquanto Uruguai e Costa Rica jogavam, ao fundo na TV que transmitiu todos os jogos dos dias 13 e 14, Élcio Cornelsen e a dupla responsável pela HQ Imagina Zumbis na copa, formada por Tainan Rocha e Felipe Castilho, traçaram cores e palavras em torno do futebol e suas repercussões na arte. Dicussão que foi levada para a litertura, especificamente, na mesa seguinte, das 18h, quando Teresa Cristina Roque, Luis Maffei e Hani Hazime falaram sobre versos e bola.

O fim do evento ficou por conta da banda Stereo Maracanã, que teve com convidado  Angelo B, com um repertório de clássicos do futebol, que fizeram o publicar cantar e pular.

Confira aqui o Teaser – Futebol no Centro do Debate – 2014:

webmaster@criatudo.com.br

Os comentários estão fechados.